Aniz para farmácias: A melhor maneira de fidelizar clientes
Já pensou em entrar em contato com os seus clientes frequentemente entregando um conteúdo de valor e não apenas o mais do mesmo com promoções? A Aniz é uma agência de comunicação e marketing especializada em saúde e ajuda a sua farmácia a fidelizar os clientes. Em parceria com a ABCFARMA, nós temos muitas soluções que podem ajudar o seu negócio, principalmente de quem depende das vendas físicas.
Além disso, temos estratégias de como pedir o WhatsApp ou e-mail dos clientes para um contato posterior, mas sempre com discrição, sem spam e sem sensacionalismo. O responsável pela farmácia também pode ficar tranquilo quanto à análise de dados, pois semanalmente checamos tudo sobre a audiência das nossas ações com relatórios detalhados.
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Newsletter de conteúdo
Quinzenalmente, produzimos cinco conteúdos relevantes de saúde para você enviar aos seus clientes por WhatsApp ou email. É a maneira mais elegante do cliente lembrar da sua farmácia no futuro, além de abrir um canal de comunicação com ele. Veja exemplos de conteúdos para newsletter.
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Site institucional
Nós podemos criar o site institucional da sua farmácia e fazer a manutenção. Os conteúdos produzidos ficarão localizados dentro do seu site, estimulando a ida posterior à farmácia.
3
Google Meu Negócio
É fundamental a correta configuração do seu negócio nos serviços do Google, principalmente para o Google Maps. Isso faz com que as pessoas achem a sua farmácia quando estiverem pesquisando um local próximo. Temos excelentes estratégias para a sua avaliação ficar sempre com 5 estrelas!
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Gestão de redes sociais
É importante estar com as redes sociais atualizadas para que o cliente relembre da sua marca. Nós podemos produzir vídeos de conteúdos relevantes e também editar vídeos criados pelo farmacêutico com pautas interessantes para o público. Fique tranquilo, vamos estar presentes assessorando em todo o processo. Veja um exemplo de post.
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Newsletter de promoções
Apesar de ser uma estratégia mais efetiva para farmácias com e-commerce, também é possível enviar algumas promoções para os clientes que já passaram pela sua loja presencialmente. Aqui o importante é não virar spam e nem irritar os clientes com contatos frequentes.
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Publicidade paga
As farmácias podem fazer publicidade Google ou em redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok. Nós podemos te assessorar na melhor escolha de mídia paga, inclusive o Google Maps para as farmácias que não têm e-commerce.
Qual é o investimento?
R$ 1.499 por mês
Básico
Inclui:
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Newsletter de conteúdo quinzenal
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Site institucional (sem e-commerce)
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Google Meu Negócio
R$ 1.999 por mês
Intermediário
Inclui:
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Newsletter de conteúdo quinzenal
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Site institucional (sem e-commerce)
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Google Meu Negócio
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Criação e gestão de redes sociais com dois posts por semana
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Newsletter quinzenal de ofertas
R$ 2.499 por mês
Premium*
Inclui:
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Newsletter de conteúdo quinzenal
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Site institucional (sem e-commerce)
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Google Meu Negócio
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Criação e gestão de redes sociais com três posts por semana contando com gravações no local
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Assessoria de marketing digital para publicidade paga em Google, Facebook, Instagram e TikTok (valores de patrocínio à parte)
*Válido apenas para a cidade de São Paulo
Por que as farmácias independentes precisam ter uma comunicação eficiente?
O consumidor que entra numa pequena farmácia, daquelas de bairro, referência para os moradores da região, não tem ideia dos grandes desafios econômicos que um estabelecimento desse passa para oferecer os melhores serviços aos clientes.
Isso porque, apesar de 57% das farmácias do Brasil serem pequenas ou médias (de acordo com a ABCFarma), seu faturamento ainda está longe das rivais de grandes grupos, como Raia Drogasil, Drogaria Pacheco São Paulo, Pague Menos, rede de Farmácias São João e Panvel, que concentram 42% dos vendas dos medicamentos pelo País.
A importância de uma farmácia como autoridade em medicamentos
O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos é celebrado em 5 de maio, data que faz um alerta à população quanto aos riscos causados pela automedicação
Segundo dados da Pesquisa de Automedicação (2022) do Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, o número de pessoas que se automedicam no Brasil é de 89%, aumento considerável desde 2014, ano da primeira pesquisa do tipo.
Há oito anos, o ICTQ identificou que 76% da população declarava se automedicar sem qualquer reserva. Em 2016, esse índice variou para 72%; em 2018 subiu para 79%, e em 2020, início da pandemia, subiu para 81%.
Os principais medicamentos usados por conta própria são:
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Analgésicos: 64%;
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Antigripais: 47%;
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Relaxantes musculares: 35%
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Sintomas como ansiedade, estresse e insônia também são motivos para automedicação em, pelo menos, 6% da população.
Os resultados desse estudo só reforçam a ideia de que a farmácia é o porto seguro para mais informações sobre medicamentos. E no caso das pequenas e médias esse papel é ainda mais proeminente, dado seu privilégio de localização e confiabilidade entre os residentes daquele determinado bairro.
Uma ação eficiente de comunicação e relacionamento só vai reforçar os laços entre farmácia e consumidor, gerando ainda mais autoridade para o estabelecimento e, consequentemente, possível aumento de vendas.