top of page

IMC ou medição de gordura: saiba como saber o seu peso ideal



O Índice de Massa Corporal (IMC) e a medição de gordura corporal são duas maneiras comuns de avaliar se uma pessoa está em um peso saudável ou com excesso de peso.

O IMC é calculado dividindo o peso da pessoa em quilogramas pela altura em metros ao quadrado. Um IMC entre 18,5 e 24,9 é considerado saudável, entre 25 e 29,9 indica sobrepeso e acima de 30 é considerado obesidade.

No entanto, o IMC não leva em consideração a composição corporal, ou seja, não diferencia entre gordura e músculo, o que pode levar a resultados imprecisos em pessoas que têm muita massa muscular, como atletas.

A medição de gordura corporal, por outro lado, avalia a quantidade de gordura no corpo da pessoa e pode ser feita de várias maneiras, como por meio de caliper, bioimpedância ou densitometria.


A medição de gordura corporal pode ser mais precisa do que o IMC para pessoas que têm uma quantidade significativa de massa muscular, mas também pode ser mais cara e requerer equipamentos específicos.


Independentemente do método escolhido, é importante lembrar que o peso ideal varia de pessoa para pessoa, e fatores como idade, sexo, nível de atividade física e composição corporal devem ser levados em consideração. O melhor é sempre consultar um profissional de saúde para avaliar qual método é mais apropriado para cada caso.

Comments


bottom of page